sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Óleos essenciais



O meu primeiro contacto com os óleos essenciais ocorreu hà aproximadamente 2 anos. Desde então já pude testar na pele (e não só!) ;D as suas virtudes e comprovar a sua eficácia. Graças aos óleos essenciais já curei constipações, dores musculares, aftas, hematomas, dores de garganta e até mesmo o soluço!

O que são os óleos essenciais?
São fluidos concentrados de plantas que provêm de diferentes partes do vegetal: folhas, casca, flores, sementes, etc. Por exemplo o líquido que é libertado quando se descasca uma laranja é o óleo essencial.

O que é a aromaterapia?
É a arte de se curar a partir de óleos essenciais.

Existem centenas de óleos essenciais de diferentes plantas, podendo existir igualmente diferentes variadades da mesma planta com propriedades bem distintas. Por exemplo o óleo essencial de Eucalyptus radiata é eficaz contra a sinusite, bronquite e o óleo essencial de Eucalyptus citriodora é um anti-inflamatório!

Porque é que a aromaterapia é poderosa?
- O óleo essencial é um super-concentrado da planta. Tomar 4 gotas pode equivaler a consumir 200 gramas da planta, dependendo da planta. São precisos100 kg de folhas de alfazema para obter 800 ml de óleo essencial, mas 100kg de timo fornecem cerca de 100ml de óleo essencial. São os rendimentos da planta e a quantidade de matéria prima disponível que determinam o preço das essências.

- Bastam 5 minutos para que o óleo essencial circule no sangue.

- Os óleos essenciais são polivalentes, têm mais do que um princípio activo, isto é, com o mesmo frasco pode combater a hipertensão e facilitar a digestão.

- O óleo essencial antibiótico destrói um número elevado de bactérias e um medicamento antibiótico clássico actua apenas sobre alguns germes.

Cuidados a ter:
- Não usar os óleos essencias em crianças, mulheres grávidas ou que amamentam.

- Evitar o contacto com os olhos e as mucosas

- Alguns óleos essenciais não podem ser aplicados no estado puro. Eles são solúveis em corpos gordos (azeite, óleo vegetal) ou nomel e açucar.

- Certificar-se que usa a variedade de planta correcta

- Respeitar o modo de utilização do óleo (massagem, inalação, tipo comprimido,etc) e a sua posologia (não aplicar 4 gotas em vez de 2!)

Eu comecei por comprar 3 óleos essenciais e agora tenho mais de 40 essências! ;)
A aromaterapia permite-me tratar dos problemas de saúde de forma eficaz, éconómica, natural e sem efeitos secundários. Os óleos essenciais servem ainda pra criar perfumes para o corpo, perfumes desinfectantes para a casa de banho ou para acrescentar aos sais de banho! Mas isto ficará par outro dia!...
Onde comprar?
Na farmácia e talvez nas lojas de produtos naturais. Eu compro os meus pela internet na Aroma-zone, site francês, fornecedor de grande parte da matéria-prima para os meus cosméticos naturais. Os preços dos óleos essenciais são competitivos e os portes de envio são gratuitos pra Portugal a partir de 59€ de compras. Interessante para quem se desenrasca com o francês, o espanhol ou o inglês!
Os menos aventureiros podem comprar os óleos essenciais em lojas portuguesas especializadas em produtos naturais e ecológicos. Ver aqui e aqui. Descobri-as agora mesmo e ainda não tive tempo de comparar os preços entre Portugal e a França.

2 comentários:

  1. Olá Su!
    Parabéns pelo seu blog: gostei muito!
    Estou a procura de essências que possam ser usadas para fazer ambientadores caseiros, as que encontrei são poucas e caras. Tentei ir nos links acima onde vc disse "aqui" mas não vão a nenhum lado. Será que vc teria alguma dica? Desde já agradeço.
    Silvia

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde entrei agora no seu blog, sou produtor de óleos essenciais e hidrolatos de esteva, eucalipto e pinheiro. Se estiver interessada em experimentar algum destes produtos é só dizer (sfarinhal@yahoo.com.br)

    ResponderEliminar