sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Construir em terra



É com alegria que vejo Portugal caminhar no sentido das alternativas écológicas à construção convencional. Pois contrariamente ao que se pensa, ecologia rima com conforto, simplicidade e qualidade de vida! A Comterra organiza cursos práticos de eco-arquitectura e eco-construção.


 Uma casa saudável para todos


A nossa habitação é o terceiro área de importância da nossa vids (depois da alimentação e da saúde). Nem sempre temos consciência da influência da habitação sobre o nosso meio ambiente ou sobre a qualidade de vida. E se, podéssemos ter acesso, ao mesmo tempo, a um alojamento que respeite a natureza e a saúde?


Habitação écológica. Porquê?
Não se trata de uma moda nem de uma elucobração de alguns "ecológicos" fantasistas. Uma habitação ecológica responde, acima de tudo, às preocupações ambientais. Existem mais do que se pensa e este tipo de habitação tem em conta vários aspectos.

Os materiais
Poderíamos pensar que construir em madeira é mais ecológico do que o betão, o que não é verdade. Pois a ecologia hoje tem que ter em conta, não apenas a saúde do homem, mas também a saúde da natureza. Dado o estado actual de destruição das florestas, é fundamental optimizar a escolha dos materiais de construção. Uma casa com a estrutura em madeira e as paredes em palha é uma solução particularmente económica em todos os pontos de vista. Outros materiais como o papel são igualmente eficazes como isolantes.

A escolha dos materiais deve ter em conta as propriedades biodegradáveis, o poder isolante, o aspecto saúde, o custo, a durabilidade, a manutenção e a capacidade de adaptação ao ambiente geográfico e físico.

Energia
O objectivo aqui é economizar, trabalha-se com os materiais e a exposição solar para obter um consumo energético mais baixo possível e escolhem-se as fontes de energia (solar, eólica, etc....).

Água
A água é o primeiro desafio deste século. A nossa casa deverá ser adaptada para consumir o mínimo possível de água, recuperar a água da chuva e reciclar aquele que é utilizada.

Arquitectura
O objectivo é aliar a estética às condições bioclimáticas. Trata-se de optimizar a implatação da casa relativamente ao terreno tendo em conta a orientação, o vento, o relevo, etc. Deve-se conceber o interior de forma a optimizar o espaço, pensar na circulaçãode ar, no aquecimento...

Invisível
Ciências como a géobiologia e o feng-shui tratam do invisível para obter resultados concretos. O impacto sobre a nossa saúde das zonas telúricas, cursos de água ou campos magnéticos pode ser considerável.

Custo
Por um lado o custo de uma casa ecológica não é obrigatoriamente mais elevado. Aplica-se o mesmo raciocínio que à alimentação biológica: somos vencedores a longo termo.
Por outro lado, os métodos de fabricação são relativamente simples e necessitam de poucos materiais, o que permite que as pessoas pratiquem a auto-construção.

Como gosto particularmente de casas em palha, encontrei um vídeo em francês que apresenta 3 casas diferentes: uma em palha, outra em madeira e outra em tijolo. Tal qual a história dos 3 porquinhos...
Ver vídeo

Sem comentários:

Enviar um comentário