sábado, 31 de outubro de 2009
L'estaca
Lluis Llach, canta L'estaca em catalão. Esta canção é um dos maiores símbolos da resistência ao regime franquista. Música lindíssima, cheia de alma e de garra. Pra mim, L'estaca é também a lembrança de uma grande amiga. :D
É escolher
1946
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Nosso pão quotidiano
Construir em terra
Poderíamos pensar que construir em madeira é mais ecológico do que o betão, o que não é verdade. Pois a ecologia hoje tem que ter em conta, não apenas a saúde do homem, mas também a saúde da natureza. Dado o estado actual de destruição das florestas, é fundamental optimizar a escolha dos materiais de construção. Uma casa com a estrutura em madeira e as paredes em palha é uma solução particularmente económica em todos os pontos de vista. Outros materiais como o papel são igualmente eficazes como isolantes.
Energia
O objectivo aqui é economizar, trabalha-se com os materiais e a exposição solar para obter um consumo energético mais baixo possível e escolhem-se as fontes de energia (solar, eólica, etc....).
Água
A água é o primeiro desafio deste século. A nossa casa deverá ser adaptada para consumir o mínimo possível de água, recuperar a água da chuva e reciclar aquele que é utilizada.
Arquitectura
O objectivo é aliar a estética às condições bioclimáticas. Trata-se de optimizar a implatação da casa relativamente ao terreno tendo em conta a orientação, o vento, o relevo, etc. Deve-se conceber o interior de forma a optimizar o espaço, pensar na circulaçãode ar, no aquecimento...
Invisível
Ciências como a géobiologia e o feng-shui tratam do invisível para obter resultados concretos. O impacto sobre a nossa saúde das zonas telúricas, cursos de água ou campos magnéticos pode ser considerável.
Custo
Por um lado o custo de uma casa ecológica não é obrigatoriamente mais elevado. Aplica-se o mesmo raciocínio que à alimentação biológica: somos vencedores a longo termo.
Por outro lado, os métodos de fabricação são relativamente simples e necessitam de poucos materiais, o que permite que as pessoas pratiquem a auto-construção.
Como gosto particularmente de casas em palha, encontrei um vídeo em francês que apresenta 3 casas diferentes: uma em palha, outra em madeira e outra em tijolo. Tal qual a história dos 3 porquinhos...
Ver vídeo
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Ai o tacho!
Encontro…
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Pandemia imaginária da gripe A H1N1
Razões para criar os seus cosméticos em casa
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Uma caixa de fósforos na casa-de-banho?! Para quê?
domingo, 25 de outubro de 2009
Salva
( A sálvia do meu jardim)
Valorizada desde a antiguidade, a salva é uma planta aromática eficaz para muitos problemas de saúde.
Ajuda a reduzir os distúrbios da menopausa. Rica em estrógenios (hormona feminina), ela alivia agindo sobre as glândulas sudoríparas, reduzindo a formação de ondas de calor e os suores nocturnos.
Tomar infusões de sálvia ajuda a combater a constipação.
Gargarejar uma infusão de sálvia diminui as dores de garganta.
Ela ajuda à digestão, aumentando a secreção biliar.
Muito rica em anti-oxidantes, tónica, a sálvia também estimula a memória.
Ela aromatiza óleos, vinagres e vinhos.
Rica em vitamina K (coagulante do sangue), a sálvia deverá ser cozinhada com moderação por pessoas que seguem uma terapia anti-coagulante.
Não é recomendada para mulheres que amamentam, porque é lactífuga (seca o leite).
A fazer:
Loção tónica para os cabelos
1. Deixe macerar 100g de folhas secas de sálvia num litro de vodka ou rum, durante 10 dias.
2. Massajar o couro cabeludo com esta loção limpa e estimula o crescimento do cabelo.
Anti-transpirante natural
Colocar nos sapatos algumas folhas (frescas ou secas) é muito útil para os pés sofrem de transpiração excessiva.
Loção para a pele oleosa
A infusão dum punhado de folhas em 250 ml de água, durante 15 minutos, purifica a pele oleosa.
Desinfectante
Pode queimar folhas secas de salva para limpar a atmosfera de um quarto. A salva mais branca (Salvia Apiana) é mais perfumada.
Lição de formiga
(...)
Esta espécie de formigas diferencia-se não só pelo seu tamanho ínfimo que a mete em posição de anã quando comparada com as outras, mas também pela sua inteligência e agressividade de guerreira.
Acabadas de chegar ao sul de França, as formigas da Argentina lutaram contra todas as espécies autóctones... e ganharam!
(...)
Mas o mais extraordinário na formiga da Argentina é a sua solidariedade entre a espécie. Se pegarmos numa delas em França e a levarmos para a Austrália para a colocar no meio de um ninho de formigas da Argentina, ela será automaticamente aceite. Quando uma formiga vermelha é lançada num formigueiro de formigas vermelhas vizinho de 20 metros, ele corre o risco de ser desfeita em pedaços.
Esta solidariedade entre a espécie quase planetária é unica no mundo dos insectos."
[O livro secreto das formigas - Enciclopédia do conhecimento relativo e absoluto, Bernard Werber]
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Óleos essenciais
- Evitar o contacto com os olhos e as mucosas
24 de Outubro 2009- Dia Internacional de Acção Climática
A concentração de CO2 na nossa atmosfera é medida em “partes por milhão”, o que significa a proporção do número de moléculas de dióxido de carbono para cada milhão de outras moléculas na atmosfera. Actualmente existem 389 partes por milhão (ppm) na nossa atmosfera.
Cosméticos com substâncias perigosas?
O uso de produtos para cuidado pessoal e de beleza parte de grande parte da evolução humana.
Todos nós sonhamos com uma pele perfeita, sem celulite, sem borbulhas e sem rugas. A publicidade sobre os produtos de beleza aumenta a cada dia: cremes que reduzem as rugas, cremes que combatem o acne, desodorizantes ainda mais eficazes, pasta dos dentes que branqueia ainda mais, etc...
Facilmente somos levados pela tentação e compramos o novo produto! Contudo, o uso que fazemos destes produtos pode voltar-se contra nós, isto porque grande parte dos seus ingredientes são de origem sintética e muitos deles podem ter impactos significativos na nossa saúde ( por si ou em interacção com outras substâncias químicas a que também estamos sujeitos).
As campanhas de publicidade acompanham as mentalidades. Os cosméticos elaborados a partir de plantas, frutos e produtos naturais estão na moda, mas se analisar os ingredientes com mais atenção verá que, em muitos casos, trata-se de uma pequeníssima percentagem e que grande parte dos ingredientes são sintéticos e nada têm de natural ou orgânico.
A publicidade tem as suas técnicas para atingir o seu objectivo: VENDER!
A indústria cosmética continua a utilizar substâncias que, ainda que usadas em quantidades ínfimas, podem formar um cocktail perigoso para a saúde. Algumas das substâncias usadas estão sob suspeita de perturbarem os sistemas hormonal, imunitário e nervoso, para além de poderem afectar o desenvolvimento do feto.
A palavra perfume ou fragrância pode esconder entre 50 a 100 substâncias que, na sua maioria, não foram testadas quanto à sua segurança para a saúde humana e ambiente.
Aqui está uma lista sobre algumas das substâncias utilizadas nos produtos cosméticos e os seus possíveis efeitos nefastos.
Ingredientes:
- Fragrância, “Perfume” (se não for qualificado como um óleo essencial): são a principal causa de alergias.
- Parabenos (butylparaben, ethylparaben, propylparaben, methylparaben…): usados como conservantes em desodorizantes, produtos hidratantes e ainda em comida (recheios para bolos, cerveja e marmeladas). Suspeita-se que podem interferir com o sistema hormonal, e um deles (propylparaben) pode alterar as funções reprodutivas masculinas (diminui a produção do esperma).
- Triclosan: anti bacteriano usado em desodorizantes, produtos de higiene bucal e de lavagem vaginal, sabões líquidos e roupas. Pode converter-se em dioxinas (substâncias cancerígenas) em algumas condições, e é tóxico para o ambiente aquático.
- BHT (Butilated hydroxytoluene): são essencialmente usados como conservantes e anti oxidantes. Estão identificados como possíveis alérgenos e forma ligados a eventuais efeitos comportamentais, problemas de reprodução e não são permitidos em comida para bebés. Em grandes doses têm efeitos cancerígenos ao nível do estômago.
- Tolueno: Comummente encontrados em lacas e vernizes para unhas, podendo os seus efeitos ser particularmente preocupantes para pessoas que lidem com produtos desta natureza com regularidade. É irritante para a pele e tóxico para o sistema nervoso central, os olhos, o fígado e os rins.
- Os óleos derivados do petróleo são vantajosos para a indústria cosmética, pois são fáceis de utilizar e económicos. No entanto os óleos como o petrolatum, parafina líquida, óleo mineral sufocam e acceleram o envelhecimento da pele.
- SLS (Sodium-laureth-sulfate ou sodium-lauryl-sulfate) é agressivo para as mucosas, responsável de irritações cutâneas e alérgicas ao nível da pele, olhos e mucosas.
- PEG (polyéthylenglycols, Propylene Glycol) são substâncias obtidas a partir do petróleo e estão na origem do aparecimento de borbulhas e pontos negros.
- MEA , DEA e TEA (monoéthanolamine, diéthanolamine e triéthanolamine) podem provocar o aparecimento de nitrosaminas (cancerígeno).
- Formaldéhydos : Substância cancerígena. É um conservador, também conhecido por Formol, Formalin, Formic aldehydo, Paraform, Methanol, Methyl aldehyde, Methylene oxide, Oxymethylene, Oxomethane.
- Nitrosaminas : Cancerígenas.
- Corantes cosméticos e corantes para os cabelos : Investigadores americanos constataram que a utilização de corantes para os cabelos multiplica por cinco o risco de cancro da mama.
Como consumidor esteja atento à composição dos produtos que compra e se puder evite adquirir produtos com ingredientes duvidosos ou, melhor ainda, realize você mesmo os seus cosméticos. Eu faço os meus cremes, desmaquilhantes, máscaras,etc. Em breve aprofundarei este assunto!
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Frutas do outono
Nesta época e nesta região é quase impossível fazer uma caminhada sem atravessar castanheiros, nogueiras e/ou pereiras.
As nozes e as outras oleaginosas são, apesar de muito calóricas, fundamentais no meu regime alimentar.
As nozes são ricas em ácidos gordos insaturados, vitamina E (anti-oxidante que combate o envelhecimento celular), protéinas vegetais, magnésio e fibras.
- Diminuir o risco de morte súbita associada à paragem cardíaca;
- Diminuir o nível de colesterol no sangue;
- Ajudar a prevenir alguns tipos de cancro.
Cacto em crochet
Aqui está um dos cactos que fiz em crochet no ano passado. Andava na escola primária quando aprendi a fazer crochet. Fiz muitos naperons em linha branca, muito fina, até ao dia em que (adolescente) comecei a achar o crochet foleiro. Hoje considero que se podem fazer peças muito bonitas e práticas em crochet. Esta é a minha aloe vera! ;)
Macerado de arnica
A arnica é uma planta que aplicada em uso externo serve para tratar hematomas, contusões, inflamações, problemas musculares e de articulações.
Como tinha em casa flores secas de arnica, resolvi fazer um macerado que uma vez filtrado, servirá de base de massagem contra dores musculares.
Material:
- 5 gr de flores secas de arnica
- 250 ml de óleo vegetal (eu usei o óleo de girassol porque é económico e é absorvido rapidamente)
- 1 frasco hermético esterilizado
Preparação:
Fácil, fácil! Deitar as flores no frasco e cobrir a totalidade das flores com o óleo. Guardar o frasco num local seco ou ao sol durante um mês, agitando-o de vez em quando. No fim basta filtrar a preparação e guardar o óleo num recipiente igualmente esterilizado!
Nota:
- Pode-se macerar inúmeras ervas e plantas medicinais, basta ter o cuidado de utilizar as plantas após secagem. O uso de plantas frescas pode causar o desenvolvimento de bactérias.
- O aumento de temperatura acelera o processo por isso coloquei o meu macerado em cima do radiador! ;)