sábado, 14 de novembro de 2009

Detergente ecológico e económico

Os produtos de limpeza tradicionais (detergente para louça , para roupa, lixívia, desengordurantes, desinfectantes, etc) são pouco amigos do meio ambiente. Os detergentes da roupa incluem agentes tensioactivos (para retirar a gordura), agentes amaciadores, branqueadores e fragrâncias, entre outras substâncias. Os detergentes são lançados na natureza através das águas usadas e algumas substâncias são difíceis de biodegradar e perigosas para animais e seres humanos. Pior: nem sempre são necessárias. Os raros detergentes sem ingredientes nocivos têm preço elevados. Hoje vou dar-vos a receita do detergente para a sua roupa económico e amigo do ambiente.

Ingredientes:
- 4 litros de água
- 150 gr de sabão de marselha ralado
- 100 gr de bicarbonato de sódio (desengordurante, desodorante, aumenta o poder de limpeza do sabão e neutraliza odores)

Preparação:
1- Deite ao lume 3 litros de água.
2- Adicione o sabão ralado quando a água estiver a ferver e vá mexendo até o sabão se dissolver completamente. Vigie a panela para não deixar espumar até transbordar.
3- Quando a mistura estiver morna adicione o bicarbonato de sódio previamente dissolvido num litro de água fria.
4- Deixe arrefecer completamente e deite a mistura num garrafão de 5 litros.


Utilização:
Agitar antes de cada utilização e deitar na gaveta da máquina ou, melhor ainda, numa bola de lavagem colocada directamente no interior. Medir em função da quantidade e sujidade da roupa, entre 100 ml e 200 ml.


NOTAS:
  • Eu uso o sabão de marselha porque vivo em França mas em Portugal dê preferência ao sabão nacional, isto é, o sabão rosa ou azul.
  • A preparação ganha consistência à medida que arrefece. Se ela ficar demasiado dura basta voltar a aquecer ligeiramente a adicionar mais água.
  • O bicarbonato não pode ser adicionado quando a preparação estiver quente, pois ele entra em efervescência. O bicarbonato de sódio é biodegradável e não é tóxico para o homem nem para o ambiente.
Nódoas:
Acrescente à dose de detergente 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio na roupa de cor e 3 cs de percarbonato de sódio na roupa branca.

Amaciador:
O vinagre de álcool é um óptimo amaciador para a roupa e é super barato! Penso que, infelizmente em Portugal, não existe à venda o vinagre de álcool. Aqui ele vende-se em qualquer supermercado, junto aos outros vinagres. É transparente e custa à volta de 0.40€ o litro. Talvez o vinagre de vinho branco funcione da mesma forma do que o de álcool.
Coloque 2 colheres de sopa de vinagre no reservatório do amaciador da gaveta da máquina. Enquanto amacia a roupa, o vinagre remove o calcário da máquina e aviva as cores. Contrariamente ao que se possa pensar a roupa não sai com cheiro a vinagre.

Perfume:
- Acrescente ao vinagre 3 gotas de óleos essenciais (OE) desinfectantes ( OE lavanda ou alfazema, OE limão, OE tea tree,etc), a cada utilização ou deite na garrafa de vinagre 1 colher de sobremesa de OE.
- Outra solução, ainda mais económica, é deixar macerar durante 1 semana, um ramo de alecrim, rosas ou outras flores secas num litro de vinagre de álcool. Filtre e utilize.

9 comentários:

  1. Oi amiga, hoje pensei em ti pelo produto ecológico que usei para limpar o vidro do recuperador! O vidro do recuperador fica todo amarelo do fumo e calor, e com a aplicação do limpa vidros tradicional a coisa não resulta! Mas com o produto deixado pela combustão da lenha (cinza) e um pano húmido, voilá, o vidro fica novamente a brilhar como se fosse novo!
    Beijocas, Baja

    ResponderEliminar
  2. Oi Baja! Essa eu não sabia, mas não me surpreende pois li algures que a cinza também pode ser utilizada como detergente para a roupa. Experimentarei quando tiver 1 lareira onde me possa abastecer de cinza! Por enquanto estou bastante satisfeita com a receita em cima. Beijo

    ResponderEliminar
  3. Fiz isto. Vamos ver o que dá!

    ResponderEliminar
  4. Solidificou.... ficou um sabonete esponjoso... Será que foi por ter fervido muito tempo e ter perdido muita água?

    ResponderEliminar
  5. Ola Penusca! é isso mesmo, deveria ter levado um pouco mais de agua. Se for apenas viscoso, pode ser usado mas se for completamente solido vai ser dificil despeja-lo... To num teclado esquisito e n vejo os acentos. ;) Em breve começo a minha viagem pela europa! beijo

    ResponderEliminar
  6. ok, ok... vou tentar outra vez e usar mais água. Já agora, ando a tentar comprar óleos essenciais aqui em Coimbra, mas não faço ideia onde. Sabes de algum sítio que venda?

    ResponderEliminar
  7. Na farmacia e talvez na ervanaria. Ve os meus posts na etiqueta aromaterapia eu explico onde comprar...

    ResponderEliminar
  8. Adorei !!!!!!!!
    Não gosto de produtos industralizados. Assim, a receita foi um "tesouro" encontrado.

    ResponderEliminar
  9. Olá!! Gostei da receita, mas pergunto: o que seria o sabão de marselha? Um sabão normal em barra?

    ResponderEliminar