Não me recordo de ter visto alfazema em Portugal. Por cá, ela está presente em quase todos os jardins e é bastante utilizada para decorar as rotundas. Aqui fica uma fotografia da alfazema do meu jardim, tirada no verão passado.
(alfazema, Lavandula)
As flores libertam um perfume delicioso que pode ser utilizado para perfumar os seus pratos, o ambiente, ou ainda a roupa. As flores secas são igualmente usadas para chás. A alfazema é calmante, anti-séptica, antiespasmódica, estomacal, diurética, carminativa e insecticida.
INFUSÃO:
É usada principalmente para ajudar a dormir, luta contra o stress, a irritabilidade, a indigestão e as palpitações. Utiliza-se 1 colher de chá de flores secas por chávena, 3 vezes ao dia.INSECTICIDA:
A alfazema afasta as traças, piolhos e outros insectos. Contra a traça coloque saquinhos de flores secas nas gavetas e guarda-fatos. O óleo essencial de alfazema é também utilizado no couro cabeludo contra os piolhos.
PERFUME:
Saquinhos de flores secas podem ser colocados para perfumar os armários, as almofadas ou pots-pourris.
Para perfumar e amaciar a roupa deixe macerar as flores em vinagre de álcool durante 1 semana. Filtre e junte 3 colheres de sopa da preparação na gaveta da máquina de lavar.
COZINHA:
As folhas, inflorescências e ramos de alfazema são usados para dar sabor às saladas e pratos guisados, por um lado, e a doces e gelatinas, por outro. O macerado de alfazema em azeite ou vinagre é também usado em culinária.
AROMATERAPIA:
Coma já falei das propriedades do OE de alfazema aqui, não vou voltar a fazê-lo.
COSMÉTICA:
A alfazema é usada fundamentalmente para a composição de águas de colónia e perfumes. O óleo essencial de alfazema e a àgua floral de alfazema são usados em cremes, sabonetes, gel duche, produtos para o cabelo, óleos de massagem, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário