quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ida às compras

Quando fui a Lyon aproveitei para fazer as provisões de legumes no mercado. Isto porque, os preços são em geral 2 vezes mais baratos do que na minha região, mesmo os legumes provenientes da agricultura dita "responsável"! Pois é, viver encostadinha à Suiça tem os seus custos...
Aqui ficam 2 composições das fotografias dos legumes, na maioria, da época.



A maior parte destes legumes conheci-os cá. Não sei se cultivam todos em Portugal, e para o caso de vocês não conhecerem os nomes em português (como eu) aqui fica a tradução que consegui arranjar na net.
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: rabanete branco, chicória italiana, raíz do aipo, alcachofras, acelga, pimentos, rabanete preto e cherívia (ou pastinaga).


Nesta foto estão, em cima, o funcho e a salada-do-coelho (?), em baixo o topinambo e as endivas e o cardo à direita.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Um derrame de lucidez

A cientista cerebral Jill Bolte Taylor sofreu um derrame cerebral e curou-se. Ela, durante a sua conferência no TED Talks, explica-nos como funciona o cérebro humano e conta como viveu o derrame, que mais do que uma prova física foi uma experiência espiritual profunda...





Perfume sólido floral



Como os perfumes do comércio não são isentos de produtos tóxicos e irritantes para o homem, decidi lançar-me na criação de um perfume. Não é um perfume tradicional, mas sim um perfume sólido realizado a partir de óleo vegetal, manteiga de karité, cera de abelha e perfumado com óleos essenciais. A manteiga de karité não é indispensável mas faz com a textura seja mais cremosa.

Ingredientes:
- 5.5 gr manteiga de karité
- 0.5 gr cera abelha    eu utilizei a cera de soja que é branca, por isso o meu perfume é branco (ver foto)
- 3.5 gr de óleo vegetal    qualquer um desde que não seja refinado, eu usei o oléo de girassol biológico e de pressão a frio
- 2 gotas de vitamine E    anti-oxidante que evita que o óleo fique rançoso - a vitamine E é o melhor conservador das matérias gordas

- 5 gotas (gt) HE bergamota
- 2 gt HE petitgrain bigarade
- 4 gt HE gerânio
- 6 gt HE de alfazema (lavanda)
- 2 gt HE de ylang-ylang
- 8 gt HE palmarora
- 1 gt HE incenso

Utensílios a desinfectar:
-Um copo de vidro ou cerâmica
-Um frasco para colocar o perfume
-Uma colher em inox para mexer

Outro material:
- balança de precisão
- uma panela

Realização:
1- A primeira etapa para a confecção de cosméticos é a esterilização de todos os utensílios. Todo o material deve ser desinfectado de forma a eliminar as bactérias, e assim evitar que os cremes apodrecem. As bactérias multiplicam-se em meios aquosos. Neste caso, o perfume como não leva água ou outra solução aquosa, não corre o risco de apodrecer como outro creme.
A esterilização pode ser feita mergulhando os utensílios em água a ferver durante 10 minutos e depois deixar secar ao ar libre, ou desinfectando os utensílios com álcool. Eu limpo todo o material com álcool.

2- Deitar o óleo, manteiga e cera no copo e levar ao lume em banho maria até derreter. Tirar o copo da panela e mexer bem com a colher. Quando a preparação começa a solidificar, juntar os óleos essenciais e a vitamina E. Estes acrescentam-se quando a preparação arrefece pois são sensíveis à temperatura.

3-Meter o perfume no frasco quando a preparação ainda estiver mole.

4- Aplicar como um creme no pescoço, atràs das orelhas, braços... Conserva-se durante 3 a 6 meses. O odor é floral. Gosto bastante, é pena que o cheiro não dure o dia inteiro!

2 0 1 0 !



Que 2010 seja uma ano de boas energias, paz, saúde, alegria e luz no coração de todos.
Que o melhor seja!

Começo o ano por vos mostrar algumas fotos que tirei nestes dias de neve. Fotos tiradas, obviamente, sem sair de casa! :) Estava um frio terrível e demasisada neve para eu me aventurar em passeios!
Para ampliar a foto basta clicar na imagem.